Blog

Estudo de Harvard sugere que escritório muito aberto gera problemas diversos

Aversos a divisórias e divisões, alguns empreendedores resolveram abolir as paredes e criar uma nova organização para seus escritórios. Geralmente segmentos mais criativos aderiram a essa nova onda, que prometia um espaço mais livre e colaborativo. Talvez na prática isso não seja verdade.

Um estudo de Harvard sugeriu que o escritório aberto pode restringir a comunicação entre as pessoas e gerar declínios na produtividade. Apesar da economia gerada, os empreendedores também podem adicionar muito mais pessoas ao espaço. E isso começa a gerar problemas no dia a dia do trabalho.

Por que a ideia do escritório aberto não funciona

Além desses, quais são os demais transtornos de um escritório aberto?

Os colaboradores passam a se comunicar por mensagem, em aplicativos como o Whatsapp, perdendo o foco no trabalho. Além disso, em ambientes muito abertos, há uma inibição da conversa ao vivo com os colegas, por causa do medo de passarem uma imagem de “desocupados”. 

Algumas pessoas também não conseguem se concentrar quando há muitas pessoas no espaço. Com isso, passam a se isolar, utilizando aparelhos como fones de ouvido. A ideia de comunicação saudável e aumento de produtividade vai por água abaixo! 

Como resolver esse problema?

Em vez de escritórios abertos que misturam as equipes, o ideal é criar um espaço para cada uma delas. Você pode organizar isso com a ajuda de divisórias. Elas podem delimitar as áreas de acordo com a necessidade do seu negócio. Garanta um espaço agradável de trabalho para os seus colaboradores.

A Bellage Decorações possui diversas opções de divisórias para a sua escolha. Entre em contato conosco e mostre-nos o seu projeto. Nossa equipe vai te ajudar a tornar o seu projeto realidade. Trabalhamos com fornecedores renomados e de alta qualidade. Fale conosco para adquirir divisórias no Rio de Janeiro.

Fonte: Veja