21 - 97047-7317 | 97047-7274
21 - 3392-7857 | 2425-1630 | 2427-4353

Blog

Higienizar Cortinas de Tecido

As cortinas são fundamentais para levar mais beleza e compor a decoração existente no ambiente. No entanto, com o tempo de uso elas começam a acumular poeira e sujeiras que podem atingir o tecido da cortina. Por isso, é preciso saber como higienizar cortinas de tecido corretamente.

Mesmo que não pareçam sujas, a maioria das cortinas são feitas de tecidos que acumulam poeira, pelos de animais, entre outras impurezas. Ao longo do tempo, esses materiais se acumulam e começam a causar problemas para quem sofre com alergias e até mesmo deixa a sua cortina com aspecto muito sujo.

Esse acúmulo de poeira pode afetar também a qualidade do ar interior de seu ambiente. Toda vez que as cortinas são abertas ou fechadas, cada vez que um animal de estimação encosta no tecido, a poeira e outras impurezas começam a se espalhar pela casa. Você notará que os seus móveis ficarão mais sujos e o piso também. Desta forma, a ação de higienizar cortinas de tecido é essencial.

Saiba como higienizar cortinas de tecido

O primeiro passo é: Remover o pó da cortina usando um aspirador. Posteriormente retire as argolas ou outros itens que não podem ser lavados na máquina. A lavagem na máquina deve ser apenas da cortina, não coloque o forro e peças de roupa na mesma lavagem.

O recomendado é não centrifugar. Caso esteja muito suja, deixe o tecido de molho no sabão por pelo menos 40 minutos. A pré lavagem deve ser realizada com água fria para eliminar toda poeira.

Se a sua cortina possui tecidos delicados, o ideal é lavar à mão, deixando de molho em água fria e com detergente líquido. Lave uma peça de cada vez, submergindo na água durante 10 minutos, e em seguida ir girando o tecido.

Semanalmente: antes de limpar o ambiente, dê uma boa batida nas cortinas para remover a poeira. Aguarde 10 minutos para que a poeira se assente antes de limpar móveis e aspirar o chão. Ao limpar as cortinas semanalmente, procure por manchas ou áreas que precisam de uma atenção mais aprofundada. O topo das cortinas ao longo da haste é especialmente suscetível ao acúmulo de poeira.

Cuidados na hora de higienizar cortinas de tecido

Ao lavar, verifique primeiro o rótulo de cuidados. Se você estiver em dúvida sobre suas cortinas, tente testando um pequeno canto com uma mistura de água e uma pequena quantidade de detergente líquido para verificar se não terá o risco de manchas ou outras danificações.

A maioria das cortinas laváveis ​​precisam ser limpadas com água fria com uma pequena quantidade de detergente para roupa. Retire as cortinas do secador antes de 100% secas e coloque em um local em que possam receber vento para secagem.

Lave cuidadosamente, de acordo com o tipo de tecido. Se estiver lavando à mão, verifique se o detergente está completamente dissolvido antes de imergir as cortinas. Não esfregue ou torça. Enxágue bem. Aperte a maior quantidade de água possível, ou use uma pequena rotação da máquina de lavar. Se lavar a máquina, use um programa para tecidos delicados.

Você deve passar as cortinas enquanto ainda estiver um pouco úmida. Passe no lado contrário, esticando o tecido suavemente para o corte das costuras. Se suas cortinas são grandes e pesadas, você pode achar mais fácil levá-las para serem lavadas profissionalmente.

Para cortinas de cor escura que são laváveis ​​em máquina, adicione cerca de 1 colher de chá de vinagre ao ciclo de lavagem para evitar que as cores possam desbotar.

Limpeza específica

Algumas cortinas podem ter um rótulo que indicam que a lavagem deve ser a seco. Alguns tecidos podem danificar se não forem devidamente lavados a seco e outros podem encolher.

Para limpar as cortinas enquanto ainda estão penduradas, comece no topo da cortina e, lentamente e gentilmente, faça o seu caminho pelo material com o vaporizador ou produto indicado para o tipo de tecido. Em todo caso, sempre verifique o modo de lavagem especificado pelo fabricante.

Se você necessita de cortinas no Rio de Janeiro, entre em contato com a Bellage Decorações. Entre em contato e solicite um orçamento.