Blog

Saiba como aplicar suas cortinas da maneira certa

As cortinas são as principais aliadas das janelas, elas são responsáveis por proteger o cômodo do sol, poeira e às vezes da chuva, dependendo da cortina. Porém há algumas regras e dúvidas que acabam surgindo quando o assunto são cortinas. Por isso nós da Bellage separamos algumas respostas para perguntas mais frequentes sobre o assunto cortinas.

Cortinas1 – Qual tipo de tecido usar?

Isso pode variar de acordo com seu gosto, os tipos de tecidos usados em cortinas são divididos em dois grupos: sintético e de fibras naturais. Quem quer mais
praticidade e leveza acaba ficando, geralmente, com os sintéticos.

Se você não abre mão de algo mais natural precisa tomar cuidado: procure observar se são pré-encolhidos, caso contrário pode-se perder a cortina na primeira lavagem.

2 – Quando usar cortinas romanas?

Se houver cadeiras ou mesas próximas à janela é mais indicado que esse tipo de cortina seja aplicado, já que se limita a abertura do vão. Como ela é recolhida para cima não fica batendo nem na pessoa que está usando a mesa ou cadeira, nem nos móveis que estão próximos a ela.

Cortinas

3 – Cortinas longas devem arrastar no chão?

Esse quesito é bem pessoal, porém, tecidos no chão, sujam, podem ser pisados e até mesmo rasgar, além de tomar espaço. Você pode optar por uma cortina que toque levemente o chão, isso dá um estilo mais clássico ao ambiente.

Dúvidas sobre cortinas

4 – Cômodos integrados devem ter cortinas iguais?

Vamos supôr que você tenha um ambiente integrado, sala e cozinha, por exemplo, esse dois ambientes precisam ter as cortinas iguais? Nesse caso os decoradores concordam que as cortinas precisam ser iguais, pois pode causar estranheza caso seja diferente.

Mas essa regra pode ter algumas particularidades. Para que não fique exatamente igual, você pode usar padrões diferentes, use a mesma estampa mas com uma forma de abrir diferente, ou ter uma com pregas e outra sem.

Cortinas

5 – Em uma parede com várias janelas deve-se usar diversas cortinas ou apenas uma para todas?

As duas situações estão corretas, mas veja, se o espaçamento entre uma e outra forma menor que 1 metro, use uma cortina única. Há alguns profissionais que preferem várias cortinas, mas isso vai do seu gosto, apenas fique atento para a regrinha.

Com essa dicas você poderá aplicar a sua cortina de forma mais fácil e seguindo as sugestões acima seu ambiente ficará muito mais completo.

Cortinas

Confira nossa linha de cortinas. Clique aqui!