Blog

Confira algumas dicas de decoração com luzes e aprenda a como iluminar o cômodo do jeito certo.

Você já deve ter notado que dependendo da posição da luz, as formas e como você vê as coisas, podem mudar. Assim é muito importante que a sua casa seja bem iluminada e que esses pontos de luz estejam nos lugares certos, para que, não só a luminosidade do local em si seja boa, mas para que ela possa surtir o efeito esperado.

A luminosidade e a disposição das luzes vai mudar de acordo com o cômodo, dependendo do local e do efeito que você quer provocar, as formas de se posicionar a luz mudam. O jeito como se posiciona o ponto luminoso na sala, é diferente da forma como se organiza a luz no quarto e assim por diante.

A luz na sala

A sala geralmente é a área mais movimentada da casa, é a área social, onde as pessoas se acomodam para conversar ou assistir televisão. A luminosidade nesse local deve ser suave e tranquila, não há a necessidade de se iluminar o local demais, já que é uma área muito usada, ter muitas lâmpadas ligadas ao mesmo tempo, pode incomodar. Procure não posicionar a fonte de luz próxima à televisão, a tela pode refletir a luz e atrapalhar a imagem. Se tiver janelas no local, coloque cortinas grossas, quando quiser assistir um filme, o ambiente escuro é a melhor opção.

A luz no quarto

Aqui é possível explorar melhor as opções. Uma ideia é posicionar as fontes de luz de maneira mais singular, de forma que haja uma lâmpada para leitura, uma para iluminar o quarto de uma maneira geral e quando você for se olhar no espelho. Essa, talvez seja a mais importante: posicionar a lâmpada próximo ao espelho da forma errada pode trazer um desconforto e até mesmo mudar a sua visão sobre aquela roupa. O mais indicado é que o espelho fique na parede, a fonte de luz precisa vir da frente, nunca de cima, posicione a lâmpada em cima do espelho. Se quiser pode colocar algumas lâmpadas em volta do espelho, para que a luz venha de forma frontal.

A luz na cozinha e na área

A luz na cozinha e na área são praticamente iguais, os dois ambientes precisam ser bem iluminados, como se trata de um cômodo de muita atividade, as pessoas estarão ali para realizar atividades, precisam ser bem iluminadas e precisas. A questão aqui é a simplicidade, se quiser acrescentar algo diferente pode tentar colocar uma lâmpada ou outra que ajudará em atividades que precisam de mais foco, como em cima da tábua de carne ou do fogão.

A luz no banheiro

A luz nesse cômodo não tem muito mistério, é um ambiente que não precisa de uma luz muito sofisticada, o que é possível fazer aqui é dividir o espaço em até três tipos de luminosidade diferentes. A área do sanitário, o espelho e o chuveiro. Na área do sanitário, seria a lâmpada que iluminara o ambiente de uma maneira geral, no espelho a regra é a mesma para o quarto, luz frontal. Seria uma opção armários que já tenham o espaço para as lâmpadas, e na área do chuveiro você pode acrescentar um luz mais dedicada.

Decorando com a luz

Agora que já sabe como se aplicar a luminosidade em cada cômodo da casa, está na hora de se inspirar um pouco, confira abaixo alguns exemplos de decoração com luz.