Blog

Aproveite cada centímetro

size_960_16_9_home-office_frMorar em um espaço pequeno é brigar com cada centímetro do apartamento, é dispensar uma peça que você amou simplesmente porque não cabe no cômodo. Quem mora em apartamentos pequenos conhece muito bem esse drama. Ter a nossa própria casa nos dá a liberdade de poder decorar da forma que a gente quer, e isso também serve para quem mora em apartamentos pequenos. Com esse texto você vai ver que não precisa mais brigar por espaço, tudo vai ficar mais fácil no final desde texto. Vamos lá?!

Casas e apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns no ramo imobiliário, com a demanda crescente de pessoas no meio urbano as construtoras precisaram se adaptar, oferecendo então uma solução em apartamentos de 30 a 60 metros quadrados. A ideia aqui é ganhar espaço e colocar dentro desses 60 metros quadrados tudo que uma casa precisa. Por isso é muito comum você ter apartamentos com cozinha e sala no mesmo espaço, uma suíte ao invés de um quarto e um banheiro separados.

Decoração

Para você começar a decorar o espaço, você vai precisar antes de tudo de planejamento, com a planta baixa do apartamento veja o quanto de espaço você realmente tem, assim você terá uma visão mais específica do que cabe e o que não cabe naquele espaço. Faça várias medições e não compre nada sem antes ter certeza de que cabe no seu apartamento.

A decoração e a forma como se dispõem os móveis é com você, apenas você vai saber o que fica ou não bom. Mas para aproveitar cada espaço precisamos levar em conta alguns pormenores. Responda essas perguntas:

  • Com quantas pessoas você mora?
  • Pretende trabalhar em casa?
  • O que não pode faltar na sua casa?

Muito bem! Se você mora sozinho vai poder ter mais espaço para aproveitar. Você pode optar por uma mesa menor e uma ou duas cadeiras apenas. Uma boa ideia é instalar uma mesa que quando não esta sendo usada fique abaixada, rente a parede, assim você ganha mais espaço para transitar dentro da casa.

2Se você mora com alguém as possibilidades de espaço diminuem um pouco, já que vai precisar de uma mesa maior, mais cadeiras, um sofá que acomode todo mundo, enfim. Mas sempre há um jeitinho. Já é comum ter a cozinha compartilhada com a sala, veja se há a possibilidade de instalar uma bancada na divisão que há entre a cozinha e a sala, vocês podem fazer suas refeições ali. Assim você abre mais espaço para um sofá maior.

Trabalhar em casa realmente é um luxo, se pretende ter mais esse conforto, criar um cantinho para você é indispensável. A ideia aqui é um pouco diferente, trabalho é algo que precisa ser levado como algo mais importante, indispensável, logo você vai precisar de espaço. Em casas ou apartamentos pequenos, geralmente os cômodos com maiores espaços são a sala e o quarto, mas sabemos que a sala já está sendo compartilhada com a cozinha, então a melhor opção talvez seja no quarto.

DecoraçãoVale lembrar que isso não é uma regra, depende do apartamento, da sua organização e sobre tudo de você. Se acha que vai produzir mais e trabalhar no mesmo ambiente que a sua cama pode te atrapalhar, opte por um outro espaço, mas a regra aqui é se manter organizado e usar todo o espaço que achar necessário. Apenas procure um lugar bem iluminado, uma cadeira confortável, gavetas e organizadores, procure manter o espaço o mais organizado possível quando não estiver sendo utilizado.

Agora que já definimos a questão do espaço de uma forma geral, vamos para o que não pode faltar. Decorar uma casa, a sua casa, é contar e colocar nas paredes um pouco da sua personalidade. A sua decoração e as cores que você coloca no seu apartamento ou casa precisam falar e provocar em você algum sentimento, de preferência bons sentimentos, como conforto, contentamento, alegria, satisfação. Mas mesmo tendo toda a liberdade do mundo você precisa obedecer algumas regrinhas simples que não irão limitar em nada as suas ideias. No entanto não há nenhum mal em quebrar uma regra aqui ou ali de vez em quando.

apartamento-pequeno-3Explore as cores. As cores nas paredes vão ditar a harmonia do lugar, por exemplo, na sala, as cores mais claras precisam dominar, é um ambiente onde você passa mais tempo, um lugar de interação, onde você recebe as visitas e assiste aos seus filmes preferidos, por isso opte por tons mais leves de cor. Mas também pode mudar um pouco a atmosfera do lugar dando um pouco de vida no ambiente pintando uma ou duas paredes mortas com um cor mais viva. Isso também pode ser aplicado nos outros cômodos da casa.

Os itens de decoração fica por sua conta, só você sabe o que combina ou não com seu estilo. Quadros, espelhos, lustres, vasos de plantas, enfim, a casa é sua. Mesmo com o espaço reduzido é bem simples fazer muitas coisas. Não fique acanhado e solte a imaginação, não tenha medo de mudar.

pqnosmoveisA sua casa precisa acompanhar o seu ritmo precisa estar em harmonia com você mesmo, é um lugar de repouso, onde você encontra toda a paz que precisa depois de um dia cheio de trabalho e estudos. Tenha total liberdade de mudar quantas vezes quiser e faça isso sempre. Se mesmo assim encontrar alguma dificuldade procure ajuda profissional de um arquiteto ou designer de interior, ele vai te ajudar a colocar em prática o que está pensando.