Blog

Sugestões para conservar seus móveis de madeira

Móveis de madeira. Conhecidos por serem duráveis, fáceis de achar e muito bonitos. Mas como manter esses móveis conservados?

Aprenda 5 dicas de como manter seu móvel de madeira limpo, bonito e durável.

O móveis de madeira hoje são muito comuns, mas assim como nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que parece madeira é madeira realmente. Com os avanços no design de interiores e as constantes buscas por uma forma de economizar na decoração, muitos profissionais da área tem investido em maneiras de aparentar ser aquilo que não é: madeira realmente. Por isso é muito importante, antes de comprar o móvel, certificar-se de que é madeira realmente.

Móveis de madeira nobre

“São aquelas com elevada durabilidade natural, bom aspecto geral, cheiro agradável ou ausência de cheiro e elevada estabilidade em todos os sentidos. Das madeiras ditas nobres, moles ou macias, as mais usadas no Brasil são: Cedro, imbuia, cerejeira, freijó, mogno, utilizadas para fabricação de móveis finos. As madeiras nobres duras têm alta resistência estrutural e são usadas tanto na construção de casas, como para obras de engenharia em que suas qualidades são imprescindíveis. As mais conhecidas são: angico, cumaru, garapa, ipê, itaúba, jatobá, maçaranduba, jatajuba, jarana, pau roxo, sucupira, etc.” (madeiranobre.com.br)

ARRANHADO

Para resolver esse problema, não tem mistério. Se o arranhado for muito profundo, use uma pomada de calçados que se aproxime o máximo da cor da madeira. O mesmo processo serve para arranhados mais superficiais, como os causados por canetas, chaves e até mesmo botões de roupas.

MARCA DE COPO

Se você não tem o costume de usar o porta copos na mesa já deve ter notado que com o tempo as marcas de copo vão ficando na madeira. Mas tem um jeito simples de resolver isso. Passe maionese. Isso mesmo, maionese. Cubra a mancha com uma quantidade significativa de maionese e deixe agir durante a noite, no outro dia passe uma toalha de papel e pronto. Se quiser pode acrescentar cinzas de cigarro para melhorar a eficiência.

LIMPEZA

O processo de limpeza é dividido em duas partes. Diário e semanal. A limpeza diária é simples, passe apenas um pano úmido com água e sabão sem excesso. Quando a limpeza for semanal precisam de mais atenção. Os móveis de madeira precisam receber uma camada de polimento uma vez por semana, além de manter o móvel bonito vai ajudar a proteger da poeira. Procure uma marca conhecida e que não contenha álcool ou silicone. Passe em todo o móvel, não esqueça de parte nenhuma.

CERA DE VELA

Faltou luz? Teve um jantar romântico com luz de velas e ai acabou pingando cera na mesa? Sem pânico. Isso se resolve fácil. Deixe a cera esfriar, aplique gelo em cima e retire com uma espatula de plástico. Viu? Fácil. É só tomar mais cuidado da próxima vez.

CUPIM

O arqui-inimigo de qualquer móvel de madeira. Esse bichinho acaba com a madeira e deixa o móvel frágil e cheio de buracos. Manter o móvel limpo é a forma mais eficiente de se afastar o cupim. Mas se já existe um foco muito grande do inseto, não tem jeito, o negócio é chamar uma empresa especializada para eliminar o inseto e salvar a vida do seu móvel.

ENFIM

Os móveis de madeira são bonitos e todo mundo gosta. Ter um deixa o ambiente mais bonito e rústico, mas também cuidar desse tipo de móvel exige um esforço grande. Tenho certeza que com essas 5 dicas fica muito mais fácil preservar seu móvel de madeira, certo?