21 - 97047-7317 | 97047-7274
21 - 3392-7857 | 2425-1630 | 2427-4353

Blog

Cortina romana | Rio de Janeiro

Cortina Romana | RJ

Com tantos modelos de cortinas disponíveis no mercado da decoração, hoje é impossível fazer uma escolha rápida e certeira para quem gosta de deixar a casa bonita e sofisticada. Aqui abordaremos um modelo de cortina para não errar na hora da decisão: a cortina romana! Muito utilizada nos mais complexos projetos, proporcionando funcionalidade e estética. Descubra abaixo suas características, estilos, possibilidades de uso e a diferença com a cortina rolô.

Características da cortina romana

Também nomeado como persiana romana, a cortina romana é uma entre diversos modelos disponíveis. Porém, seu modelo é identificado por conter o tecido e as varetas (estrutura) internas, desenvolvendo largas faixas na cortina. Ao fazer a abertura, nos deparamos com camadas, como se fosse ondas na janela.

Essa abertura, faz com que a cortina em si suba para o teto ou até o limite de onde ela foi instalada, similar a persiana romana. Muito mais que essa abertura elegante, a cortina leva diversas características:

• Aproveitando o espaço
Caso seu ambiente seja pequeno, a cortina é válida para a instalação, pois não necessita de um espaço grande.
Vale destacar que tal abertura sobre a janela não forma tanto volume, dependendo da sua espessura. Assim, é ideal para janelas que não são espaçosas ou cômodos com móveis muito próximos.

• Variedade de estilos
Uma das maiores vantagens, são as cores e os tipos de materiais que podem ser encontrados na hora de adquirir a cortina: (fibra natural, tecido sintético ou tela solar) possibilitando a harmonia com a decoração feita no ambiente.
Um blackout para os quartos ou a combinação de linhos para mesclar algumas partes da entrada de luz no local, são alguns exemplos.

• Estética
Aqui está o que mais chama a atenção, sua estética. Saindo totalmente dos modelos convencionais, ela passa longe de um visual comercial das cortinas tradicionais.

Como usar a cortina romana?

Na hipótese de optar pelo ambiente totalmente escuro, a instalação deve ser feita a partir do teto, fazendo com que impeça inteiramente a passagem de luz. Além claro, do uso clássico, a cortina sobre a janela, deixando muito charme e beleza.

Quais as diferenças da cortina romana e a cortina rolô?

São tantos modelos parecidos e funcionalidades similares que é muito comum não saber distinguir os modelos de cortinas até que se familiarize.

Ainda mais quando se trata da cortina romana e a cortina rolô. As duas fazem essa aglomeração sobre a superfície da janela, mas é na forma que são abertas que iremos notar a distinção.

Quando se observa o modelo romano, na abertura ela se junta através das camadas, fazendo a junção dos gomos. Diferente da cortina rolô que é envolvida em uma base que fica sobre a janela, criando desta forma uma espécie de rolinho, justificando seu nome.

Confira os modelos disponíveis na Bellage Decorações | RJ

• CORTINA ROMANA WAVE, aqui.

• CORTINA ROMANA TOP, aqui.

• CORTINA ROMANA PLUS, aqui.