21 - 97047-7317 | 97047-7274
21 - 3392-7857 | 2425-1630 | 2427-4353

Blog

Tire suas dúvidas sobre Cortina ou persiana

Na hora de reformar ou realizar a decoração de salas ou até mesmo dos quartos, uma dúvida persegue as pessoas: colocar uma cortina ou persiana? É necessário decidir qual das duas ficará melhor em sua residência.

É preciso pensar muito bem sobre isso, afinal de contas, as cortinas costumam oferecer maior privacidade aos usuários. Além disso, dá um toque decorativo ao ambiente, tornando-o mais aconchegante e até elegante.

Na hora de escolher uma cortina ou persiana é necessário verificar o controle da luminosidade.

Esse é um dos pontos mais importantes, porque uma das funcionalidades desse recurso é proteger móveis e diminuir a luminosidade quando necessário.

Seja como for, o correto é escolher com bastante cautela esse item, para depois não se arrepender, porque sabemos o quão complicado é colocar ou tirar uma cortina ou persiana.

Por isso, para facilitar sua escolha, confira algumas informações sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses itens. Logo mais, você terá todas as informações para descobrir qual o melhor no seu caso!

Diferenças entre ter uma cortina ou persiana

Cortina

Existem várias cortinas com modelos e tecidos bem diferentes. Podem ser estampadas ou lisas, com tecido mais leve ou pesado. Tudo depende da sua decoração, afinal, as cortinas também tem a função de tornar o ambiente mais aconchegante e visualmente mais bonito.

Além disso, se souber escolher a cortina certa, o ambiente pode ficar “mais amplo”, isto é, a cortina pode ser utilizada como um truque que deixa o local maior. Entretanto, há uma grande desvantagem, que é em relação a limpeza. As cortinas precisam ser constantemente higienizadas, o que gera um certo trabalho.

E aqueles que têm crianças pequenas ou animais em casa sabem o quão difícil é manter a integridade da cortina.

Persiana

Por outro lado, temos as persianas. São bem mais práticas do que as cortinas, tanto em relação a limpeza quanto para tornar o ambiente com menos luminosidade. Ou seja, é muito mais fácil regular a entrada e saída de luz com a persiana do que com a cortina.

Existem os modelos verticais e horizontais. Além dos materiais que podem ser de pvc, bambu, madeira. Estes são só alguns exemplos. Esse tipo de recurso é feito em tamanho padrão, mas pode ser feita sob medida.

Como escolher a cortina ou persiana correta?

A melhor forma de escolher entre a cortina ou persiana, é verificar quais são suas necessidades no momento. É preciso pensar o tipo de aparência que sua casa irá ter.

Se quiser um ambiente com um tom mais clássico, aconchegante e que tenha um toque de elegância, o ideal é aderir as cortinas de tecido.

Existem diversos tecidos a sua escolha. Lisos ou mais amassadinhos, fica a seu critério. Também a cor é diversificada na hora de escolher uma cortina. Uma sugestão é colocar a cortina de tecido no quarto de casal, assim, ele ficará com um toque mais romântico.

Entretanto, se o ambiente exige algo mais moderno, despojado, prático e de fácil limpeza, certamente a indicação será as persianas. Isto porque elas atendem pontualmente a esses requisitos.

Se você necessita de cortina ou persiana, entre em contato com a Bellage Decorações no Rio de Janeiro. Podemos indicar qual melhor recurso para proteger e decorar a sua residência.