Blog

Veja qual é a melhor opção

Todo mundo tem o sonho da casa própria, ter o próprio espaço e poder organizar e decorar a sua casa do jeito que você quiser é sem dúvida um sonho de consumo. Existem alguns programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida em que você pode comprar a sua casa por um valor acessível, porém até mesmo esse programa é regado de burocracias e a entrega das casas é demorada.

O que fazer então? Será que é mais vantajoso construir um casa? Ou comprar ela pronta?

Se analisarmos o mercado imobiliário recente, veremos que os preços tem oscilado muito, isso é causado graças as variações da inflação que acabam dificultando que o valor se firme. Porém isso pode trazer alguns benefícios. Os preços dos imóveis não sofrem um aumento considerável desde 2013. O maior aumento registrado até agora foi de 0,7% em abril. Comprar uma casa está relativamente mais fácil.

Mas quando falamos de construir?

As coisas podem mudar um pouco de figura. Construir uma casa significa começar tudo do zero e isso inclui ter um terreno. E já ai começam as variações. Ter um terreno pode ser, ou não, dentro de um condomínio, o que pode ser bom em relação a segurança e o conforto, mas isso pode ter um custo, será preciso pagar uma mensalidade ao condomínio.

Construir uma casa requer muitos profissionais, arquiteto para projetar a casa, engenheiro civil para analisar o terreno e ver as condições de construção, mestre de obras para a construção da casa. Com a crise econômica que o país tem vivido achar um profissional com experiência e que cobre pouco pode ser uma tarefa difícil. Comprar os matérias da obra também podem lhe custar caro sem falar nos possíveis danos e reparos que precisarão ser feitos no decorrer da obra.

Adquirir uma residência pronta talvez seja a melhor opção, seja dentro de um condomínio ou não os valores podem estar mais em conta em comparação a construir uma casa. Porém se tratando de casas prontas alguns fatores externos podem interferir no valor. Por exemplo, o bairro, dependendo do bairro em que a casa está localizada o valor pode mudar.

É muito importante apenas saber aproveitar as oportunidades, seja construindo ou não uma casa você precisa fazer aquilo que está dentro do seu alcance. Por isso o planejamento e a organização são as chaves nessa empreitada. Não se esqueça de contabilizar suas contas e assim buscar as melhores soluções.