Blog

Aprenda como realizar a limpeza das suas persianas de maneira eficiente

As persianas são peças muito utilizadas para compor a decoração de qualquer ambiente como a cozinha, banheiro, quarto, sala e home office. São de fácil e rápida instalação.

Elas proporcionam versatilidade ao ambiente, como o controle da luminosidade do espaço, além de serem práticas na hora da limpeza e da manutenção.

Existem diversos tipos de persianas, tanto verticais como horizontais, com cores e tamanhos diferenciados que se encaixam ao tipo de ambiente escolhido para sua instalação. As persianas proporcionam um ar moderno com toque de charme e elegância na decoração.

No entanto, para manter tudo perfeito, é preciso realizar a limpeza dessas peças da maneira certa para não danificar o material para prolongar sua beleza e durabilidade. Neste texto você irá encontrar dicas importantes para fazer a limpeza das suas persianas. Confira!

Quais produtos usar na limpeza de persianas?

Para não danificar suas persianas, não utilize produtos que contém álcool em sua fórmula, o ideal é utilizar apenas água e sabão.

Um produto que é muito útil para limpar persianas é o limpador de janelas. Ele é uma ótima opção para limpar persianas de alumínio ou PVC. É possível usar também usar vinagre diluído em água, principalmente na limpeza de persianas de tecido.

limpar-persianas

Como lavar as persianas?

Passo 1 – Antes de realizar a limpeza, espane as persianas com um espanador de pena ou de microfibra. Comece pela parte de cima e espane de cima para baixo. A maioria da sujeira das persianas são causadas por poeira do ar e pode ser removida desta forma.

Passo 2 – Encha um balde com água limpa e outro com água quente ensaboada (adicione apenas uma colher de sopa de detergente), caso as persianas sejam de vinil, bambu ou outro material resistente parecido. Se elas forem feitas de tecido, basta aspirá-las com uma conexão de mangueira em um aspirador de pó.

Passo 3 – Use uma esponja e molhe no balde de água e sabão. Segure uma parte da persiana com firmeza e limpe esfregando na mesma direção. Faça esse procedimento em cada folha até ter limpado toda a persiana, e depois retire o sabão com água limpa utilizando uma toalha.

Cada persiana é feita com um tipo de material e requer cuidados diferentes, por isso é necessário saber como limpar o modelo de persiana do seu ambiente. Verifique abaixo:

Persiana horizontal: Misture água com sabão neutro e utilize um pano ou esponja macia para fazer a limpeza das lâminas, mantenha a persiana fechada. Realize o procedimento a cada vinte dias.

Persiana vertical: Neste tipo de persiana é preciso retirar lâmina por lâmina, tome muito cuidado para não danificar a persiana. Após remover todas, coloque-as num balde com água e deixe descansar por alguns minutos. Use uma escova com cerdas macias, para escovar as lâminas dos dois lados e deixe de molho na água limpa por alguns minutos. Faça esse procedimento a cada três meses.

Persiana de rolo: A limpeza desta persianas pode ser feita com o aspirador de pó ou espanador, faça semanalmente. Porém, a limpeza mais profunda requer a lavagem das lâminas e deve ser realizada por lojas especializadas, já que o material desses tipos de persiana é mais sensível.

Manutenção das persianas

O recomendado é realizar uma manutenção preventiva nas peças para que elas tenham uma boa durabilidade. A manutenção das persianas consiste na lubrificação/substituição das peças de tempos em tempos.

A lubrificação dos trilhos é feita apenas com silicone spray, tome o máximo de cuidado para que o silicone não atinja o tecido de sua cortina. As persianas são desenvolvidas com um material muito delicado, e por isso requer muita atenção para não prejudicar a peça, e assim manter sempre a sua beleza.

Uma peça quebrou ou está danificada? Troque a peça imediatamente. Não deixe que a sua persiana fique com um mau funcionamento. Um componente pode até inutilizar a sua cortina com o tempo, então, quanto antes você trocar, melhor!

Gostou? Você pode conferir as persianas disponíveis para a sua decoração em nosso site. Possuímos persianas de madeira, madeira sintética, alumínio, pvc e tecido.